O livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire contém uma série de orientações ao docente que pretende exercer sua profissão baseado numa educação com princípios democráticos. Dividido em três capítulos traz ensinamentos desde a relação do educando com o educador até a relação do educando com a sociedade.
No primeiro
capítulo Freire aponta tópicos que deverão ser previamente conhecidos antes do
exercício docente, como sugere o próprio título “Não há docência sem
discência”. Neste capítulo o autor aborda temáticas referentes à formação do
educador. Segundo o autor, por exemplo, ética e criticidade são alguns dos
pré-requisitos para se tornar docente. Mas o principal ponto deste capítulo é o
conceito de “pensar certo”, que se trata do ato de estar sempre repensando sua
ação enquanto docente, para que assim tenha seus objetivos e metas bem
delineados e então possa exercer seu ofício com destreza.
Já no segundo
capítulo o eixo principal é a tarefa docente em relação ao educando. Este
trecho traz consigo a preocupação de entender que o docente educa para o mundo,
e não apenas transmite conteúdos pré-estabelecidos. O docente, segundo Paulo
Freire, deve ter consciência de si no mundo, para que assim possa transmitir
esse senso crítico ao educando.
Por fim, no
último capítulo o autor coloca a humanidade como norte para a profissão
docente. Nesta parte entende-se que antes de serem docentes, também são humanos
e que não é necessário ocultar essa face para o educando. Neste capítulo
destaca-se o conflito entre “autoridade e autoritarismo” e “liberdade e
licenciosidade”, deixando claro que o equilíbrio se dá com “liberdade e
autoridade”.
O livro traz
ensinamentos para todo tipo de professor e opiniões cheias de ideologia, e que
podem ser de desagrado para o profissional que não tenha interesse numa educação
com princípios democráticos e na dialogicidade. No entanto, é por esse mesmo
motivo que serve como base para o trabalho do Teatro do Oprimido na Comunidade
e para o nosso exercício docente, fazendo com que sempre estejamos em constante
aprendizado e reflexão sobre a prática.
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