O Projeto



Este projeto nasce da vontade e iniciativa de alguns estudantes do Curso de Teatro- Licenciatura da UFPel. Este grupo mobilizou-se a partir das discussões na disciplina de Teatro na Educação III que enfoca principalmente reflexões pertinentes ao Teatro desenvolvido nas Comunidades. Após o término da disciplina foi elaborado por estes acadêmicos e pela professora algumas inserções com Teatro Fórum na comunidade do Dunas (bairro de Pelotas) durante o Fórum Social de Periferias no mês de fevereiro de 2010.
Entusiasmados com o resultado da experiência, os acadêmicos decidiram sugerir a criação do Grupo Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO/UFPel), com o intuito de levar o Teatro-Fórum e outras técnicas desenvolvidas por Boal às diversas comunidades de Pelotas. O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne Jogos e Técnicas Teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais com o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro.
A proposta de Boal foi adotada em vários países do mundo, culminando com Festivais e Encontros internacionais sobre a proposta. Paulo Freire mestre e inspirador de Augusto Boal no livro Pedagogia do Oprimido comenta: Quem melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela (FREIRE, 2000,p.34). Boal levou esta perspectiva para o teatro, chamando o espectador para participar da cena teatral.