terça-feira, 9 de outubro de 2012

II Seminário Nacional de Licenciatura em Teatro da UFSM



Mauricio Mezzomo Dias

teatroufsm.blogspot.com.br
Participei durante a semana do dia 01 a 05 de outubro do II Seminário Nacional de Licenciatura em Teatro realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, o qual contou com apresentações de espetáculos teatrais, processos de disciplinas dos alunos da universidade, mesas de debate, e grupos de trabalho.
Uma experiência que despertou em mim desejos que começavam adormecer, sonhos que há muito tempo havia deixado de sonhar. Somente no momento em que você vive a experiência teatral, seja como espectador, seja como ator, ou melhor, somente quando se vive a experiência como espectator é que se pode ter noção da dimensão efetiva que o teatro realiza no sujeito: faz o corpo viver, a razão se confrontar com a emoção, faz com que seres humanos sejam/estejam inteiros, numa entrega total. A arte do efêmero provoca em nós o sentimento do infinito no tempo de um encontro finito.
Um relato um tanto quanto emocionado, mas necessário, para reafirmar a dimensão sensível do teatro que transcende a qualquer técnica, a qualquer modo de fazer teatro, o sensível que só pode ser despertado no encontro, teatro é encontro. E foram muitos encontros, e com eles a inevitável troca, e a impossibilidade de continuar o mesmo.
No “GT - comunidade, memória e teatro”, apresentei o relato de experiência das oficinas do TOCO na comunidade Z3, intitulado: “Teatro na comunidade Z3: formação e emancipação de sujeitos através da linguagem teatral”. Durante este GT ouvi experiências de pessoas de diferentes locais do Brasil, como Bahia, Mato Grosso do Sul e aqui do Rio Grande do Sul. Confrontamos as dificuldades e possibilidades do trabalho do professor de teatro, nos diferentes âmbitos de sua profissão.
No decorrer da semana acompanhei mesas de debates que tratavam de temas diversos, nos quais sempre pude reafirmar a importância de uma dimensão mais importante do teatro, que é a sensibilização humana, aquilo transcende a capacidade do preciso, do certo, extrapolando para o espiritual – entendendo espiritual como: a energia que nos anima, o sopro que nos movimenta na busca das realizações vitais, e não de sobrevivência.
Marcou também minha experiência no seminário os espetáculos: “Zero” da companhia Mevitevendo, “Baden Baden” dos alunos da UDESC, dirigidos por Vicente Concílio e “Amanheceu”, espetáculo solo da atriz Juliana Bebé. Os espetáculos foram maravilhosos, porém não convém descreve-los em poucas palavras, porque perderiam todo o sentido da experiência.

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