quinta-feira, 17 de maio de 2012

TOCO e TECSOL

No mês de abril de 2012 nós tocomanos fomos convidados a integrar o grupo do TECSOL - Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. Este núcleo é formado por estudantes e professores de diversas áreas de conhecimento. O grupo TECSOL trabalho no programa de incubação de cooperativas de economia solidária. Dentro desse programa existem três projetos: Bem da Terra, que visa um espaço de comércio às cooperativas da incubadora; Projeto Reciclar, que abarca as cooperativas de reciclagem; e o Encontro dos Saberes que promove oficinas para a comunidade relacionadas à prática da economia solidária.
Durante o mês de abril e maio os estudantes bolsistas e voluntários (onde nós nos encaixamos) participaram de oficinas de formação relacionada à temática principal: economia solidária.
Participamos da oficina sobre autogestão. Nesse dia discutimos muito sobre como a autogestão se dá na maioria dos casos e o quanto é difícil para todos conseguirmos nos adequar a esse modelo que envolve autonomia e responsabilidade.
A última oficina a qual participamos era sobre legislação cooperativa. Nessa oficina montamos ficticiamente uma cooperativa de artistas, para entendermos melhor qual parte da legislação brasileira se encaixa com os empreendimentos de economia solidária. Em geral o Direito não está pronto para atender todas as demandas de um empreendimento de economia solidária, no entanto para que este empreendimento possa competir com um empreendimento de economia de mercado é preciso que ele seja juridicamente comprovado.
Nesta etapa do trabalho estamos elaborando nossa proposta de atuação do teatro junto ao TECSOL.


Graziele Soares de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário